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# 2 - A Comunicação Plena está a um sorriso de distância

Olá a todos!


Nesse segundo artigo, gostaria de falar sobre uma ferramenta útil, gratuita e verdadeira que pode estar faltando na sua empresa e que, ao meu ver é a forma mais efetiva de se iniciar um modelo de Comunicação Empresarial: O SORRISO.


Exatamente por isso eu dei o esse título ao artigo.

Gostaria de citar uma história que aconteceu comigo em uma das organizações que trabalhei. A diretora comercial sempre teve um perfil sério, de poucas palavras, exercendo o estilo de líder linha dura e que sempre cobra resultados de forma enérgica. Porém, quando o filho dela de aproximadamente 8 anos chegava na empresa, ela se tornava outra pessoa. Ria, abraçava, fazia elogios, brincava e sorria com a criança.


Sempre pensei comigo que pareciam duas pessoas diferentes em uma só.


Para acrescentar, uma das poucas vezes que presenciei um sorriso e um comprimento sincero da parte dela, foi quando realizei uma grande venda para empresa.

Ora, pensei eu: Por que não inverter o seu modelo de gestão atual? Se a minha diretora era uma pessoa bondosa, atenciosa, sorridente com seu filho, por que o mesmo não acontecia com seus funcionários? Já que comunicar é tornar comum, por que não vir à tona aquela líder afetuosa? Isso tinha que ficar claro também para seus funcionários, que só a conseguiam a ver como uma pessoa exigente e sem afeto, prejudicando muito sua imagem enquanto líder.

Acredito que isso é muito comum em quase todas as empresas. Não que os gestores devam ser pais e mães de seus funcionários. Mas o acolhimento, o afeto e o sorriso, dentro do ambiente onde todos passam a maioria de seu tempo, colabora muito para que a comunicação comece a fluir de forma mais verdadeira, mais humana!


Um sorriso para um colaborador, um bom dia, uma palavra de motivação, são ao meu ver os primeiros pontos a serem levados em consideração quando se fala em ferramentas de Comunicação Empresarial!


Aposto como quase todos já sentiram uma certa tristeza ou desmotivação quando você chega na empresa e não recebe um bom dia ou se quer é notado por aqueles da convivência diária. Todos necessitamos de carinho, de reconhecimento, de atenção de um sorriso sincero.


É papel do líder conhecer a sua equipe e estimula-la dessa forma e estimular também que a sua equipe se comporte da mesma forma.

Num time onde a base da comunicação se sustenta dessa forma, as chances de superar as barreiras do dia a dia aumentam consideravelmente!


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