top of page

# 15 - Calma e resiliência


Todos vivemos situações desafiadoras em nossas vidas, e que provocam as mais diversas reações: ansiedade, raiva, tristeza, isolamento...

Pensamentos nos invadem, revivendo tudo e procurando intensamente encontrar uma forma de ou resolver ou aliviar todo o desconforto gerado. Temos a falsa sensação de que só assim encontraremos a saída, e colocamos grandes esforços nisso acreditando fazer o melhor para resolver a situação. E enquanto não se resolve, o desconforto parece só aumentar e aí buscamos aliviar de alguma forma. Como em uma panela de pressão, usamos diferentes alternativas como a válvula de escape, que podem ou não ser alternativas saudáveis.

O problema é que partindo desse lugar de emoções tão difíceis ficamos facilmente reativos e não pensamos com clareza, podemos piorar ainda mais a situação.E se estamos no piloto automático, somos facilmente levados por essas emoções, e nossas alternativas de “escape” não são nada assertivas.

Que tal se pudéssemos reconhecer quando fazemos isso e escolher cultivar maior calma, partindo desse ponto de centramento para nossas escolhas?

Mindfulness nos permite tomar consciência de quando estamos no meio de algum furacão, e nos dá um espaço interno para acolher tudo isso com gentileza, como se pudéssemos coexistir com o desconforto gerado. Temos até a sensação de “caber”, de espaço. Também cultivamos paciência e aceitação dentre outras atitudes, aumentando assim nossa resiliência.Resiliência é uma habilidade fantástica de administrar emoções desafiadoras, adaptando-se às mudanças e resistindo às diferentes pressões. Consequentemente, promove respostas mais habilidosas e condizentes com nossos valores.

Procurar ter calma nessas ocasiões é uma grande virada de chave, e um importante passo. Respirar com o desconforto, acolher as sensações e emoções difíceis, aceitar a mente inquieta sem se deixar dominar por ela, e então ter a clareza necessária de como melhor podemos cuidar de nós / agir com sabedoria diante do que a situação exige. Reconhecer assim a imensa sabedoria que já está dentro de nós.

De primeira vista parece impossível, mas quanto mais praticamos mindfulness, e aplicamos em situações mais amenas, mais nos preparamos para os grandes desafios da nossa vida. Quando menos esperamos, nossa forma de lidar com essas situações muda completamente.

Independente de como está sua experiência e do quão desconfortável ela seja, você sempre tem a escolha de como responder.

Tem um exercício muito legal de um Programa Baseado em Mindfulness conhecido como MBRP (Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness), especialmente desenhado para isso, que se chama PARAR (veja abaixo). Que tal tentar?

Exercício: sempre que notar que está vivendo situações levemente difíceis (como filas, trânsito, telemarketing, pequenos problemas do dia a dia que precisam ser resolvidos) faça uma prática breve*: interrompa o automático e experimente tomar consciência plena do que está acontecendo: como está sua mente, suas emoções e seu corpo. Então, reúna todo o foco da atenção na respiração. Depois, amplie novamente o foco da atenção para tudo que está presente e, com essa qualidade de atenção, responda a essa situação de forma que represente autocuidado

*Você encontra essa prática em nosso canal. LINK:

PARAR:

P – Pare: interrompa o automático e se permita maior consciência do momento presente.

A – Atente: como estão seus pensamentos, suas emoções e suas sensações físicas?

R – Respire: reúna todo o foco da atenção na respiração, procurando permanecer por alguns instantes.

A – Amplie: inclua todo o resto do seu corpo, e então toda a sua experiência e a situação em que se encontra

R – Responda: com essa qualidade de atenção e partindo desse ponto de maior consciência, como pode responder à essa situação ao invés de reagir? Que resposta pode dar de maneira que represente maior cuidado e favoreça o que busca em sua vida?

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page