• MA

#4 - O que podemos esperar de uma empresa?

O que acontece no dia a dia do trabalho reflete diretamente em nossas atitudes em casa e na sociedade. Você líder, que teve a capacidade de montar uma empresa, de contratar funcionários, de colaborar para a economia do nosso país, também tem o papel de fazer da sua empresa um modelo de excelência em organização, que tanto se almeja em todos os setores da nossa sociedade.


Uma forma útil para que isso aconteça, é fazer com que seus funcionários entendam o que você vê.


Saiba que não é para qualquer pessoa a função de líder, dono, visionário. Henry Ford dizia que apenas 5% das pessoas sabem exatamente o que querem, quando querem e por que querem.


Ao meu ver, é necessário que essa pequena fatia de 5% das pessoas, deixe claro o que querem, o que enxergam e por que querem. Isso ajuda a motivar a outra grande maioria que ainda não atingiu essa privilegiada perspectiva.

Tive a oportunidade de trabalhar em uma multinacional brasileira, onde nunca conheci pessoalmente o dono da empresa. Mesmo sem nunca o ter visto, a sua visão sobre seu negócio era percebida em cada detalhe da empresa: na forma homogênea como a comunicação empresarial era aplicada, no treinamento de novos funcionários, no fluxo de comunicação dentro da empresa. Em resumo, a comunicação plena funcionava perfeitamente e tudo era muito bem organizado.

Você pode então pensar: mas é uma multinacional, é necessário criar esse padrão para que todas as unidades funcionem da mesma forma. Entretanto, eu lhe pergunto: será que não foi justamente essa visão desde o início da empresa, desde quando ela era apenas uma unidade, que permitiu que ela se tornasse uma multinacional?


Essa multinacional foi vendida recentemente e seu dono, um brasileiro, conseguiu com seu simples mas eficiente modelo de negócio ficar bilionário de forma honesta, ética e excelente em apenas 25 anos.


Se eu que trabalhei nessa empresa por pouco tempo, sem nem mesmo conhecer pessoalmente o dono, consegui claramente “ver com os seus olhos” tudo que ele vislumbrou para o seu negócio, o que impossibilita que os seus funcionários também vejam o que você está vendo e até sonhem o que você está sonhando?


Você já fez o mais difícil! Planejou, almejou, criou recursos para construir uma empresa. O que está impossibilitando que seus funcionários também se apaixonem pela sua ideia, da mesma forma como você se apaixonou?


A abertura de compartilhar diariamente sua visão empreendedora, irá permitir que novas ideias venham até você, agregando ao seu negócio e ao crescimento de todos.

O período de trabalho deve fornecer para cada colaborador a oportunidade de se desenvolverem, gerando crescimento mútuo. Isso fará com que a grande maioria dos que trabalham com você enxerguem a importância do que você vê, e leve esse belo exemplo consigo para dentro de sua própria casa e para a nossa sociedade.

3 visualizações

© 2017 por Comunicação Plena | Brasil