Você consegue ouvir esse som?

May 21, 2020

Série "Pílulas de Atenção Plena"

 

Descubra como ouvir uma música com curiosidade e abertura ajuda a trazer um estado de maior presença e conexão em seu dia a dia!

 

 

 

De que maneira você escuta uma música?

 

Ou melhor, de que maneira você está atento enquanto escuta uma música?

 

Este pode ser uma ação bem automática. Deixamos uma música de pano de fundo enquanto fazemos outras coisas, como faxinar a casa, trabalhar, nos deslocar. De vez em quando viramos até cantores, no trânsito ou no banho então nem se fala!!

 

Mas e que tal experimentar estar realmente atento enquanto escuta? Experimentar apenas ouvir, sentir a música, reconhecer cada um dos instrumentos que a compõem?

 

Você não precisa ser um músico para fazer isso. Sequer precisa conhecer o nome dos instrumentos. Mas reconhecer a sutileza de cada som, seu ritmo, suas características...

 

Sabe, fazer isso requer um ajuste fino de nosso foco de atenção, uma abertura para reconhecer as nuances de um som, uma curiosidade genuína a cada instante em que ouvimos cada nota musical. Este ajuste fino não é algo tão simples de fazer, requer um treino mesmo. 

 

Experimente! Ao ouvir uma música, procure abrir mão do que já conhece dela. Procure trazer uma qualidade de curiosidade e abertura, como se nunca tivesse ouvido ela antes. E apenas sinta! Sinta como chega ao seu ouvido. Sinta sua textura, timbre, volume. Reconheça as pausas que estão presentes, dando toda a singularidade ao som.

 

E então, comece a esmiuçar cada instrumento que escuda: é agudo, é grave? É contínuo? É pontual? Intermitente? Como identifica que é de um determinado instrumento, o que faz pensar que é a bateria ou a guitarra, por exemplo?

 

Aprendemos a desenvolver essa habilidade com mindfulness durante a meditação, mas não apenas nesta hora. Trazer essa habilidade para nosso dia a dia, reconhecer em cada instante a oportunidade de exercitar a atenção plena naquilo que estamos fazendo, é um grande passo para começar a desenvolver equilíbrio e bem-estar em nossas vidas. Treinando com os sons, por exemplo, começamos a aplicar essa nova forma de ser em nossas vidas, aberto e curioso para reconhecer as sutilezas, os detalhes de cada experiência. Treinar realmente a oferecer nossa presença para aquilo que estamos vivendo no momento presente, mesmo que seja algo tão automático (e ao mesmo tempo tão presente nas nossas vidas) quanto ouvir música.

 

Se desafie, faça esse treino de forma lúdica mesmo! Uma única música, ou ainda, um único minuto de uma música, já oferece uma grande oportunidade de praticar isto!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Como reconhecer a tranquilidade quando ela está presente

June 26, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square