top of page

#4 - O que podemos esperar de uma empresa?

  • Foto do escritor: MA
    MA
  • 9 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

O que acontece no dia a dia do trabalho reflete diretamente em nossas atitudes em casa e na sociedade. Você líder, que teve a capacidade de montar uma empresa, de contratar funcionários, de colaborar para a economia do nosso país, também tem o papel de fazer da sua empresa um modelo de excelência em organização, que tanto se almeja em todos os setores da nossa sociedade.


ree

Uma forma útil para que isso aconteça, é fazer com que seus funcionários entendam o que você vê.


Saiba que não é para qualquer pessoa a função de líder, dono, visionário. Henry Ford dizia que apenas 5% das pessoas sabem exatamente o que querem, quando querem e por que querem.


Ao meu ver, é necessário que essa pequena fatia de 5% das pessoas, deixe claro o que querem, o que enxergam e por que querem. Isso ajuda a motivar a outra grande maioria que ainda não atingiu essa privilegiada perspectiva.

Tive a oportunidade de trabalhar em uma multinacional brasileira, onde nunca conheci pessoalmente o dono da empresa. Mesmo sem nunca o ter visto, a sua visão sobre seu negócio era percebida em cada detalhe da empresa: na forma homogênea como a comunicação empresarial era aplicada, no treinamento de novos funcionários, no fluxo de comunicação dentro da empresa. Em resumo, a comunicação plena funcionava perfeitamente e tudo era muito bem organizado.

Você pode então pensar: mas é uma multinacional, é necessário criar esse padrão para que todas as unidades funcionem da mesma forma. Entretanto, eu lhe pergunto: será que não foi justamente essa visão desde o início da empresa, desde quando ela era apenas uma unidade, que permitiu que ela se tornasse uma multinacional?


Essa multinacional foi vendida recentemente e seu dono, um brasileiro, conseguiu com seu simples mas eficiente modelo de negócio ficar bilionário de forma honesta, ética e excelente em apenas 25 anos.


Se eu que trabalhei nessa empresa por pouco tempo, sem nem mesmo conhecer pessoalmente o dono, consegui claramente “ver com os seus olhos” tudo que ele vislumbrou para o seu negócio, o que impossibilita que os seus funcionários também vejam o que você está vendo e até sonhem o que você está sonhando?


Você já fez o mais difícil! Planejou, almejou, criou recursos para construir uma empresa. O que está impossibilitando que seus funcionários também se apaixonem pela sua ideia, da mesma forma como você se apaixonou?


A abertura de compartilhar diariamente sua visão empreendedora, irá permitir que novas ideias venham até você, agregando ao seu negócio e ao crescimento de todos.

O período de trabalho deve fornecer para cada colaborador a oportunidade de se desenvolverem, gerando crescimento mútuo. Isso fará com que a grande maioria dos que trabalham com você enxerguem a importância do que você vê, e leve esse belo exemplo consigo para dentro de sua própria casa e para a nossa sociedade.

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page