# 6 - A arte de falar com pessoas – Mindfulness e Comunicação Plena

November 10, 2017

 

 

Recentemente, conversando com uma amiga médica e professora de um dos cursos mais respeitados de uma universidade federal de medicina no país me disse:

 

Ricardo eu estou muito preocupada. Nossos alunos tem um potencial fantástico, um nível intelectual altíssimo. Porém, quando o assunto é empatia, trabalho em grupo e afetividade profissional eles estão muito atrasados. Não conseguem entender que o que é apenas mais um paciente em seus consultórios, possui uma bagagem única, muitas vezes diferente das suas e que, ao comunicar uma doença ou uma fatalidade para os enfermos e familiares, não conseguem se colocar no lugar da pessoa, deixando de lado o compromisso com o ser humano e atuando como médico em primeiro lugar. Deveria existir aulas de empatia em nossas universidades de medicina, dizia ela em nosso bate papo.

 

Você já teve a infelicidade de ser diagnosticado por algum médico assim? Que olha para você e diz: Você tem uma doença incurável, que dentro dos estudos da medicina tem 95% de chances de levar a óbito em 1 meses ou deixará sequelas irreversíveis por toda a sua vida.

 

Confesso que procurei exagerar um pouco na dramaticidade do exemplo citado acima. Mas foi apenas para ilustrar um profissional que não mostrou habilidade no trato com a pessoa, tratando-o como paciente e não como ser humano. Infelizmente, esse triste exemplo aconteça diariamente pelo mundo a fora.

 

Se muitos médicos, que estudam para tratar pessoas o tempo inteiro, ainda não possua essa habilidade, o que esperar de nossos gestores, que possuem outras formações e que também tem que liderar colaboradores o tempo inteiro?

 

Acredite, assim como a palavra de um médico feita de forma ríspida e sem manejo emocional pode causar estragos, a palavra de um líder proferida de forma rude, pode causar impactos irreversíveis para a saúde emocional da sua empresa. Afinal de contas, assim como os médicos, também estamos lidando com seres humanos, que possuem as mais variadas bagagens, que possuem problemas dentro e fora do trabalho e que também estão procurando evoluir da melhor maneira que podem.

 

O manejo com as palavras, o olhar atento para cada colaborador, o pensar duas vezes antes de uma atitude impensada, a Comunicação Plena, são ferramentas de comunicação empresarial de alto poder de impacto para sua empresa.

 

Uma opção eficiente para empresas hoje em dia é o Mindfulness. Essa técnica vem sendo usada em grandes empresas como uma maneira de se atingir, além do equilíbrio emocional, um melhor tempo de resposta para nossas ações. Além disso, a técnica de atenção plena tem sido aplicada nos mais diversos segmentos, seja na área de saúde, ou nos mais diversos tipos de empresas.

É importantíssimo lembrar que, antes de lidarmos com números, resultados, metas, diagnósticos, estamos lidando com ser humanos e nada melhor do que um líder equilibrado, para refletir e obter equilíbrio de sua equipe!

 

Viva a Comunicação Plena

 

 

 

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