# 3 - Seus funcionários sabem exatamente o que fazer?
O que costuma gerar muito desgaste nas relações gestores/colaboradores é o que se espera de cada funcionário em sua respectiva função. Cada líder sabe exatamente por que contratou e o que espera de um colaborador. Porém, como fazer para que cada pessoa execute sua função da forma esperada?
Um excelente vendedor pode ser contratado e demitido 3 meses depois por que faltou a ele entender que, além de vender os produtos da empresa, ele deveria prospectar novos clientes quando não estivesse vendendo. De certo o gestor explicou isso desde o início, mas, por ter contratado um vendedor de alto nível, achou que ele iria se atentar a esse detalhe que era fundamental para a filosofia da empresa. Ele era um ótimo vendedor passivo, mas deixava muito a desejar enquanto vendedor ativo e isso fez com que ele perdesse a vaga. Ou seja, faltou existir uma comunicação plena.
Erro ao contratar? Falta de empenho do vendedor? Esse simples exemplo apenas mostra que quando existe uma função a ser exercida, deve existir um roteiro ou manual para aquela vaga, para que o funcionário tenha plena consciência do que precisa fazer. Esse manual, mesmo que funcione de forma mecânica inicialmente, irá deixar o funcionário a par da filosofia da empresa sem deixar ruídos na comunicação do dia a dia.
Além disso é desgastante para gestores ter de explicar repetidas vezes o que espera de seus colaboradores, tanto os novos que ainda estão se acostumando com a empresa, quanto aos que tem mais tempo de casa, já que a rotina pode acabar deixando brechas para a acomodação.
Juntamente com essa elaboração de um manual para a função, a empresa lapida um funcionário que consegue pensar melhor “fora da caixa”, já que, para isso acontecer, é preciso que ele esteja plenamente a par do que ele precisa executar no seu dia a dia. Tendo domínio da sua função fica muito mais fácil implementar novas soluções para o dia a dia, algo cada vez mais apreciado entre gestores.
O manual também ajuda para vagas que possuam alto nível de turnover e agiliza o processo de aprendizado dos novos funcionários.
Num cenário onde sabemos também que existe um grande número de funcionários insatisfeitos nas empresas, o manual ajuda a manter a função sendo exercida de maneira minimamente adequada, com prazos e metas.
É papel do líder definir e transmitir as funções de cada um. Quando temos a exata noção do que devemos fazer, conseguimos ter um maior controle das nossas funções, gerando domínio, confiança, produtividade e criatividade!